quinta-feira, 29 de março de 2012

Campanha Corrente do sonho popular


“O sonho é popular”; Já dizia Ferreira Gullar. Sintetizando de forma poética o significado da palavra Democracia.
Mas, parece hilário! Quando você acha que viu ou ouviu de tudo, alguém te surpreende:
A insistência de nossos governantes sobre o poder, o Estado, chegou a um patamar fantástico: Encaminhou aos professores da rede pública a cartilha e processo seletivo de ensino de democracia... Com título de: “Missão pedagógica no parlamento”  (risos ou gargalhadas).
Alegando que nossas crianças precisam aprender sobre democracia, pretende a princípio capacitar professores, ou seja, ensinar-lhes o que é democracia. E neste evento poderão elaborar propostas a serem debatidas e implantadas nas suas regiões.
Ora! Se este é o problema... bom aí vai a melhor e a MAIS DEMOCRÁTICA de todas as propostas: Por que não se faz um referendo (ou como queiram, um plebiscito),  sobre reajustes salariais de nossos políticos, quanto ao número de “cadeiras”, assessores, vices, suplentes, etc?
Isso mesmo! O povo decidirá, se políticos terão ou não, direito a reajuste, aumento salarial, entre outras situações que envolvem o dinheiro público.

Nasce o novo PBB: Vida longa à BURROCRACIA

Tatuí, 29 de março de 2012.

A
Ilma. Sra. Morte

Vida longa a burrocracia e morte da democracia!

            “É tão estranho os bons morrem antes, assim parece ser”, este discurso encaixa-se perfeitamente nos últimos dias. Pois, infelizmente, o Brasil perdeu fantásticas personalidades. Aliás, é uma pequena passagem de um grande poeta, compositor, que deixou o rock nacional sem sua genialidade, Renato Russo.
E neste mês, março, em pouco menos de 10 dias, perdemos dois gigantes da nossa arte; Chico Anysio (23 de março) e Millôr Fernandes (28 de março). Deixando a arte brasileira órfã. Sem o grande gênio do humor e sem um grande mestre da literatura.
Senhora Morte – seja Caronte, de Dante, ou Morte, do popular, etc – fica a grande dúvida: Por que tens que levar aqueles que tanto transformaram nossa sociedade, trouxeram alegria, sabedoria, conhecimento, que trouxeram cultura,  que trabalharam muito, lutaram, fizeram o bem?
Aqui vai meu desabafo:
Ora Senhora Morte! Algumas coisas que deveriam ser extintas o quanto antes prosperam e frutificam: Aberrações políticas que aumentam, descaradamente, seus próprios salários, aparecem com dólares na cueca, múmias que governam o país há séculos, que sempre aparecem com discursos de que não sabiam, que estão envolvidos em dezenas de escândalos, em propinas – o pior é que até seus próprios familiares estão envolvidos, como em operação “boi barrica” da polícia federal (não é mesmo Sarney?) – e todos saem sempre impunes. Estes, que desgraçam a nossa vida todos os dias, que ficam (isso quando aparecem sem sessões ou para trabalhar) sentados, ou que se reúnem no congresso, em câmaras estaduais ou municipais, junto com seus assessores, que são conhecidos muito mais pela incompetência, hipócritas, malditos, corruptos, ladrões, na pura safadeza, etc.
Além disso, que estampam, infernizam nossa mente com bandeiras, siglas, de partidos (PSDB, PMDB, PT, PPB – aliás, nasceu mais um: PBB – PARTIDO DA BURROCRACIA BRASILEIRA) e discursos que são pura charlatanice  estes sim Sra. Morte! Estes, Vossa Senhoria, poderia levar sem choro e nem vela, no mais, faria um bem enorme!
Às vezes penso: Por que um daqueles, lunáticos, imbecis, cretinos, que, em vez de cometer barbáries, crueldades com crianças, chacinas, monstruosidades com inocentes, não entram no senado e... “limpa”.
Portanto, peço, encarecidamente, Senhora Morte, não leve nossos heróis, nossos gênios assim.
O povo brasileiro está cansado dessa pilantragem que acontece em nossa política. Desses líderes políticos que proferem governar com democracia, mas não sabem o real significado desta palavra (que diga o Alckmin – o pior diz que é professor, faz me rir). Deus me perdoe! Mas no congresso e câmaras estão cheios daqueles que só pensam neles mesmos, só fazem o mal, que não fariam falta alguma.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ah se eu soubesse...



Pequeno estudo  da imprensa paulista nos faz refletir - compartilho com quem gosta de uma leitura verdadeira - qual o papel de nossas mídias?
Sempre acreditei que, assim como uma obra de arte, nossa imprensa nasce com objetivos de traçar, levar a notícia, a  informação com uma conduta ou postura tranformadora.
Porém, muito tem se observado que nossas mídias ou meios de comunicação sempre foram  meios de controle intelectual. Engana-se quem acredita que a censura só existiu no período da ditadura militar.
Governo Federal (PT) tenta impor a chamada "lei de controle das mídias". Com a jusificativa de que haja uma regulametação ou regularização, ou seja, uma seleção das informações à sociedade, principalmente, impedir que nosso país seja mal visto. Logo, estarão proibidas notícias que prejudiquem campanhas políticas, e claro os próprios políticos.
Infelizmente, isso sempre existiu, "as notícias", de modo geral, são distorcidas, mídias corrompidas, ou refletem um tal posicionamento político muito claro.Como, por exemplo, em São Paulo, um dos principais jornais do estado, e do país, esta última semana, (21 a 25 de março), em um pequeno balanço, o principal  foco foi oposição política do governo PSDB. Único dia em que foco passa ser PSDB, na matéria há argumentos positivos a medida sobre educação (Alckmin põe fim às aulas de reforço nas escolas de SP).
E menções positivas do Governo Federal aparecem na edição do dia 25 de março, entretanto, não passam perto de se tornarem foco da edição.
Portanto, considerar tudo que lemos, ouvimos, ou assistimos, como verdadeiro passa ser uma postura muito duvidosa, questionadora.



terça-feira, 27 de março de 2012

Lição de casa:

Ao Mestre com carinho,

Nos deixou personagens, fantásticos,

Nos ensinou que humor, alegria é fundamental.
Ensinou que na vida é preciso ser prudente!

Muito obrigado Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho - Chico Anysio - (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012),

E  estas e muitas outras lições de Chico Anysio, sejam ouvidas e aprendidas pelos nossos governantes. Aprendam que não queremos  ESMOLAS (bônus, uma premiação por metas ou competições estabelecidas), queremos, um país com justiça, que invista na educação!

Campanha H... honestidade, honra, humanização


É hora de pensarmos mais em nosso planeta. Cuidar, preservar, proteger tudo que deve ser protegido, nossa fauna e flora. E combatermos, exterminar, eliminar o que deve ser eliminado, aberrações políticas, que prosperam e frutificam no poder legislativo, executivo e judiciário.

segunda-feira, 19 de março de 2012

qUem É o jOVem bRaSiLEIro?


EU, ETIQUETA
Carlos Drummond de Andrade

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Charge: Liberati
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que estar na moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Resumia uma estética.
Hoje, sou costurado,
Sou tecido,
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Chuva de Verão!

Passagem do governador do Estado de SP, Geraldo Alckmin (PSDB), pelo interior paulista foi um tanto... interessante (interessante com ênfase de aluno do 3 º ano - não queira entender, piada interna). Dados curiosos reclamados em matérias de jornais:
Chamada de um dos principais jornais da região: "Governador passa por Tatuí e Boituva para entregar obras"
Ano eleitoral é isso aí... vai chover inauguração!
Fato curioso que o governador deixou Sorocaba por volta das 12h e seguiu para Tatuí, onde inaugurou a nova maternidade da Santa Casa, entregue com dois anos de atraso.
Em Boituva, além de participar, ou melhor, ter as honras de inaugurar Delegacia e UBS (Unidade Básica de Saúde), ouviu pedidos como: recuperação da estrada vicinal "Domingos Waldemar Bellucci", esperada há 30 anos; a cessão de um prédio para abrigar uma Escola Técnica Estadual (Etec). O governador anunciou ainda o investimento de aproximadamente R$ 10 milhões da Sabesp para a implantação de um sistema de esgotamento sanitário, com a finalidade de promover a limpeza do rio Sorocaba, que passa pelo município. Interessante... Mário Covas, PSDB, sob prefeitura da capital (1985-1988) ou no governo (1995 a 2001) do estado de São Paulo - juntamente com Geraldo Alckimin (então vice e que presidu Programa Estadual de Desestatização criado pela Lei Nº 9.361, de 5 de julho de 1996) declarava que Rio Tietê estaria limpo em 5 anos. Entretanto, nos períodos de chuvas torrenciais, anos após anos, apenas ficam "lama" ou vire 'lodo' e lodo só!
E um dos rios mais importante do Estado de São Paulo, Rio Tietê, permanece do mesmo modo, sendo na verdade o puro reflexo do que é nossa política, nosso governo de São Paulo.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Estados, unidos! Jamais serão vencidos!


Curioso notar que o estado de São Paulo está muito bem com representações políticas. Em ver governo de mais de vinte anos de pura falta de educação - literalmente. 
Em entrevista à Band na quinta-feira (dia 01/03/2012), José Serra chama o Brasil de "Estados Unidos do Brasil". Faz sentido, pois está a tanto tempo no governo, participou, com certeza da independência política, da proclamação da república, etc. Ou talvez sejam, sinais de alzheimer.
Sr José Serra, atos-falhos depois de mais de 20 anos de governo.
"República Federativa do Brasil". 
E nada é tão ruim, que não possa piorar, indaga entrevistador: "mudou?"