quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Ah se todas fossem iguais a você" U... Quêm?


Como qualquer pessoa, jovem, estudante, adoraria realizar – aperfeiçoar -  meus estudos em uma grande universidade. Uma que tenha nome e sobrenome.
Fato curioso que participei de um encontro com Mestres e Doutores de uma destas. 
Logo que cheguei já achei algo que despertou muito minha atenção.
Às 14h, um grupo de alunos brincando de bafo, figurinhas. Universitários, que estudam tempo integral, ou seja, torrando o dinheiro suado de pais que acreditam investir no futuro, ou também, possivelmente, filhinhos de pais que dão de tudo.Infelizmente, pessoas que podiam estar ali dando duro, merecedores realmente, mas que por diversos fatores estão trabalhando de dia e estudando em uma universidade particular.
Quanto ao evento... O evento tinha objetivo de fazer levantamento sobre o vestibular, analisar as melhorias, mudanças de formato e critérios para os próximos vestibulares. Tinha como objetivo proporcionar uma proximidade, ou divulgação, propaganda para região, aumentar contingente, etc.
E o resultado?
Bom,  estou completamente decepcionado!
Não observei nenhum desses objetivos concretizados.
Confesso, assim como muitos alunos, que esperam o maravilhoso, mostrou-se pura ilusão - não quanto ao processo, mas sim de quem apresentou o encontro.
Mal organizado, palestrantes, ou professores que claramente estavam perdidos, etc.
Melhorou apenas quando foi por área, mas mesmo assim tornou-se um encontro de debate pedagógico. Discussões sobre problemas na educação brasileira.
Todos aqueles problemas que o brasileiro está mais do que por dentro.
Teorias... lindas, maravilhosas, mas que em geral não fazem parte da realidade nacional.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Etecs têm desempenho acima da média nacional no Enem


A média de desempenho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) na edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (2010) foi de 594,91 pontos, muito superior à média nacional, de 511 pontos. De todas as 129 Etecs que participaram do Enem, 119 ficaram acima da média, ou seja, 92% tiveram desempenho superior.
Parabéns a todos os professores das Etecs pelo bom desempenho.
Isso tudo, mostra o quanto a educação, o ensino, provavelmente, está melhorando. Pelo menos nas escolas técnicas. Mostra o quanto se trabalha por amor, por valorizar o que faz e valorizar aqueles que um dia vão cuidar do nosso país. 
E parabéns também aos alunos que se dedicaram, e deram duro danado, pois, representam instituições e  principalmente querem um lugar ao "sol".
Por outro lado; todo esse trabalho de quem fez por merecer será mais uma vez slogan, anúncio, propaganda - chame como quiser - de partidos políticos (como há anos PSDB) está fazendo. Daí a sociedade paulistana acha uma maravilha e lá vai mais quatro anos de ilusão. 
Valorização daqueles que são os verdadeiros responsáveis por todo este trabalho?!
Que nada! Amargam seus 11% de reajuste depois de 5 anos (R$11,10 - obs que até o presente momento não veio) por aula, um vale refeição de R$ 4,00 por dia e só! 
E prá piorar, ouvir de nosso governador, entrevista com Jô Soares no dia 30 de agosto, que não há greve em SP, que está tudo maravilhoso!
Quando a sociedade irá acordar? Pergunto-me todos os dias!
Mas tudo isso também é reflexo da nossa Educação - alisás, pela falta de educação -, que nossos jovens não saem mais às ruas, não lutam pelo coletivo (tornaram-se individualistas), não desgrudam a bunda da cadeira, porque seus pais e professores também não o fazem. Foi o tempo em que a população partia às ruas de SP e brigava literalmente pela educação (governo de Mário Covas, PSDB, só pra variar).
Infelizmente, há algum tempo a educação e os professores formaram jovens acomodados, conformistas.

Já dizia Raul: "Falta de cultura pra cuspir na estrutura!"

Regulamentação da mídia não é censura, argumenta ministro!

Significa entrar em outra sintonia? Ou ainda, talvez possa significar que é só girar o botão - como dizia Raul Seixas.



O homem é um ser social, por isso depende muito da comunicação, transmitir seus conhecimentos, desejos, anseios, experiências, de geração para geração. As pessoas não devem ser privadas da informção, da notícia legítima, íntegra do contexto social e político do nosso país. Infelizmente, a censura, que, por muito tempo atormentou a sociedade nos anos 30 até 80, privando do que acontecia, parece ainda não ter terminado.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse, ao chegar ao encontro nacional do PT neste sábado, que considera injustas as críticas ao debate sobre a regulamentação da atividade da mídia. Ele disse que tanto o governo do ex-presidente Lula como o da presidente Dilma Rousseff sempre defenderam a liberdade de imprensa e que, por isso, não podem ser chamados de autoritários por discutir a questão. Ele acrescentou que não se deve confundir esse debate com as moções em defesa do ex-ministro José Dirceu.

Mas isso não se restringe apenas ao governo federal. Quem busca a informação e a constata tem percebido que governo do Estado, aqui de SP, PSDB,  também exerce forte REGULAMENTAÇÃO sobre a mídia. Privando a população de fatos, da informação íntegra, que pode provocar muitas mudanças políticas. E toda essa política do "pão e circo" sendo exibida e vista pelo mundo inteiro.

Será que ninguém percebe? A sociedade brasileira tem tomar uma postura pela informação verdadeira. Saber analisar de forma clara, organizar-se para um país com justiça!

ESTA... FECHADO PRÁ BALANÇO!

Ainda hoje há notícias de censura em algumas regiões e países que possuem regime militar. Exemplo forte é a censura imposta pela política nacional sobre o jornal ESTADÃO (www.estadao.com.br) , visite o portal e constate.
Entenda a censura ao jornal "Estado" e ao estadão.com.br
No dia 31 de julho, 2009, desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proíbe veículos de publicarem reportagens sobre a Operação Boi Barrica.