terça-feira, 24 de julho de 2012

Política do ESQUENTA: IPI reduzido

Preocupado com a economia nacional, em evitar crise que abala Europa,  Governo promove - já algum tempo - a redução da carga tributária. Sendo assim, estimula, dá um ânimo, um fôlego, um respiro, às empresas, que, hoje, têm mais condições, vendem mais. Aumentando, então, o poder de compra do brasileiro, com os preços mais baixos.
Por outro lado, em tempos de pensar no meio ambiente, termos menos carros nas ruas, investir em transporte público, transporte que funcione, que acabe com caos do trânsito nas grandes cidades, Governo Federal faz tudo ao contrário. Com isso, mais e mais carros nas ruas, mais trânsito, esquenta a cabeça no congestionamento.
Afeta também aqueles que estavam pensando em vender seu carro e adquirir um  novo. Pois, carros novos estão mais baratos, com isso, os usados também sofrem com a concorrência e são mais e mais desvalorizados.
E a estratégia do nosso governo vai além. Período de cálculo de IPVA-2013 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, imposto cobrado pelos estados) está se aproximando e este é feito sobre o valor do automóvel - aí esquenta o bolso do brasileiro e pode ficar no vermelho -, portanto, essa redução de IPI tem prazo, acabará logo.
Então, este é o melhor momento pra comprar, mas quem quiser vender  esperar um pouco para não chorar com a cruel economia do esquenta praticado pelos nossos governantes - estes sim esquentam as contas bancárias.

VEja.com: Impostos e Carga Tributária

Um comentário:

  1. A tributaçao regulada no modelo do ipi deve ser, em minha humilde opiniao, moderada(senao extinta)... é ridiculo impedir a entrada de produtos de fora para proteger uma industria nacional incapacitada de suprir com firmeza as exigencias do consumidor... Há casos ainda mais raros em que existe a cobrança de importaçao por produtos que nem sao fabricados por empresas brasileiras (como chips por exemplo, mesmo tendo a maior reserva de niobio do mundo)... Quanto à obsolescencia programada, acredito que a liberdade do consumidor de comprar e vender de acordo com sua necessidade deve ser respeitada, o maximo que pode ser feito é a simples concientizaçao (e nao por impostos como IPI)... Abraço...

    ResponderExcluir