quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Etecs têm desempenho acima da média nacional no Enem


A média de desempenho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) na edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (2010) foi de 594,91 pontos, muito superior à média nacional, de 511 pontos. De todas as 129 Etecs que participaram do Enem, 119 ficaram acima da média, ou seja, 92% tiveram desempenho superior.
Parabéns a todos os professores das Etecs pelo bom desempenho.
Isso tudo, mostra o quanto a educação, o ensino, provavelmente, está melhorando. Pelo menos nas escolas técnicas. Mostra o quanto se trabalha por amor, por valorizar o que faz e valorizar aqueles que um dia vão cuidar do nosso país. 
E parabéns também aos alunos que se dedicaram, e deram duro danado, pois, representam instituições e  principalmente querem um lugar ao "sol".
Por outro lado; todo esse trabalho de quem fez por merecer será mais uma vez slogan, anúncio, propaganda - chame como quiser - de partidos políticos (como há anos PSDB) está fazendo. Daí a sociedade paulistana acha uma maravilha e lá vai mais quatro anos de ilusão. 
Valorização daqueles que são os verdadeiros responsáveis por todo este trabalho?!
Que nada! Amargam seus 11% de reajuste depois de 5 anos (R$11,10 - obs que até o presente momento não veio) por aula, um vale refeição de R$ 4,00 por dia e só! 
E prá piorar, ouvir de nosso governador, entrevista com Jô Soares no dia 30 de agosto, que não há greve em SP, que está tudo maravilhoso!
Quando a sociedade irá acordar? Pergunto-me todos os dias!
Mas tudo isso também é reflexo da nossa Educação - alisás, pela falta de educação -, que nossos jovens não saem mais às ruas, não lutam pelo coletivo (tornaram-se individualistas), não desgrudam a bunda da cadeira, porque seus pais e professores também não o fazem. Foi o tempo em que a população partia às ruas de SP e brigava literalmente pela educação (governo de Mário Covas, PSDB, só pra variar).
Infelizmente, há algum tempo a educação e os professores formaram jovens acomodados, conformistas.

Já dizia Raul: "Falta de cultura pra cuspir na estrutura!"

4 comentários:

  1. Muito bom!!

    Com certeza o jovem é muito mais idealista e o que precisa ser feito é uma conscientização geral, pela busca de uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando a deixa... colocamos o salles como a melhor escola pública da região de Tatui mérito, grande parte, dos alunos que passaram por enormes problemas neste período, e não foi um só...

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Sr. Vinícius,

    Compreendo que existiram vários probemas, aliás todos passam por um, e somos apenas seres humanos para julgar ou colocar em balanças... DEUS dá a cada um a cruz que suporta carregar. E quanto ao mérito?! Nunca duvidei da capacidade, muito pelo contrário, sempre os elogiei e reconheci tudo que fizeram. Realmente, os alunos tiveram grande mérito por este índice! Apenas julgo que nada obstante, ser consequência. Consequência de continuidade dos estudos, por aqueles que desejam ter ensino superior. A Etec Salle Gomes, digo como missão, valores, ensina para o mercado de trabalho, para o trabalho de equipe, valores e atitudes. "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

    ResponderExcluir